A história da Árvore de Natal

Com a aproximação dos últimos meses do ano, uma mudança sutil vai acontecendo dentro das casas, um enfeitinho aqui outro ali indicam que as festas de fim de ano estão a caminho. Dentre esses elementos, um se destaca: a Árvore de Natal. Só de olhar para uma já sentimos um misto de sentimentos alegres. Mas você sabe a origem dela?

Apesar de ser um dos maiores símbolos da maior comemoração Cristã que existe, a Árvore de Natal tem uma origem pagã. O uso de árvores para celebrações acontece desde a antiguidade. Embora não haja consenso sobre o ponto inicial dessa tradição, existem registros de uso pelos egípcios e pelos romanos.

Muitas sociedades decoravam árvores para oferecer e celebrar suas divindades, perpetuando a tradição por vários séculos, mas como será que um costume ligado a tantas religiões diferentes chegou dentro do cristianismo? A resposta, assim como a origem da tradição também é incerta, mas existe uma teoria.

Acredita-se que São Bonifácio, bispo saxão do século VIII, participando de uma missão de conversão dos povos germânicos ao cristianismo, derrubou alguns carvalhos sagrados onde sacrifícios eram realizados em nome do Deus Thor e mostrou às pessoas que nada acontecia ao cortar a árvore, com isso convenceu-as a se tornarem cristãs, passando nesse momento então a utilizar a árvore com um símbolo do Cristianismo.

Existe outra versão, que é creditada por alguns historiadores, de que o uso do pinheiro teria tido sua origem em um ritual de solstício de inverno cultuado por povos escandinavos.

Agora que sabemos que as árvores foram utilizadas em rituais e festivais, precisamos saber como ela se tornou um símbolo do Natal, especificamente. Mais uma vez encontramos controvérsias, há versões sobre surgimento desta tradição em regiões onde estão localizadas Estônia, Letônia e Alemanha, entre os séculos XVI e XVII, se tornando uma tradição majoritariamente germânica.

Mas quem realmente popularizou a tradição do uso da Árvore de Natal pelo mundo foi a rainha Vitória do Reino Unido. Ela foi uma figura que ditou tendências no mundo todo durante seu longo período de reinado (Fato curioso: foi ela que popularizou o vestido de noiva branco) e com a decoração de sua residência no período de festas de fim de ano não seria diferente. Por descender de família alemã, ela tinha o costume de usar árvores decorativas durante essa época.

Isso logo caiu no gosto dos britânicos e em pouco tempo, a ideia da Árvore de Natal se espalhou pelo mundo.

Que tal então escolher um cantinho especial da casa e montar sua Árvore de Natal e passar as Festas de Fim de Ano em família com muita paz e alegria?

Se para o próximo ano você tem planos de redecorar o seu espaço, entre em contato com a Móveis Art Work e traga sua ideia. Juntos vamos projetar a decoração dos seus sonhos!