Como organizar sua cozinha

Quem gosta de cozinhar gosta também de uma cozinha organizada, com todos os utensílios arrumados no devido lugar. Isso não só dá mais prazer à arte da culinária como também facilita o dia a dia de quem cozinha.

Se você ainda não conseguiu ter a cozinha dos sonhos em relação a arrumação e praticidade, dedique um tempo para isso. Reorganizando sua cozinha você descobrirá espaços que sequer sabia que existiam. Em seguida, vale um esforço extra, seu e dos outros moradores da casa, para manter a organização intacta. Você vai ver como, planejando com cuidado onde louças e utensílios serão guardados, você reduzirá bastante o tempo que gasta procurando cada item.

Veja abaixo mais algumas dicas.

Cozinha

- Se a sua casa é nova ou você pretende fazer uma reforma e trocar seus móveis, investir em uma cozinha planejada é a melhor saída para trazer funcionalidade ao ambiente, aproveitando ao máximo os espaços disponíveis. Durante a realização do projeto, é fundamental explorar os cantos do ambiente e valorizar a praticidade, com a presença de armários, gavetas e prateleiras embutidas.

- Já tem os móveis? Faça um esboço do layout da cozinha com a posição de cada armário. Neste desenho, designe as áreas em que cada atividade é realizada (cozinhar, preparar alimentos, limpar). Desta forma, será mais fácil decidir o que será guardado em cada armário, conforme a atividade da área em que ele está localizado.

- Esvazie os armários. Em relação às louças, separe o que você usa com frequência dos outros itens que usa raramente. Se você achar itens quebrados, faltando pedaços ou sem tampa, esta é uma boa oportunidade para se livrar deles. Sobre os itens que você nunca usa, doe ou venda aqueles que estiverem em bom estado.

Desta forma, sobrarão apenas as louças que você gosta mais e usa com frequência. Tenha em mente que os mais utilizados devem sempre ficar em local com o acesso mais fácil, em prateleiras mais baixas (ao alcance do braço). Um bom lugar para guardá-los é perto da pia. Organize talheres e espátulas em gavetas com divisórias de plástico.

Empilhe suas panelas e frigideiras umas dentro das outras e coloque-as com suas tampas em um armário próximo ao fogão.

Guarde os itens que são raramente usados, como eletrodomésticos ou louças usadas apenas em datas especiais, nas prateleiras mais altas ou na parte de trás dos armários, onde eles ficarão fora do caminho.

Despensa

- Retire tudo da despensa e comece a organização do zero. Classifique os itens de acordo com os tipos de alimentos, como crus, enlatados, industrializados em caixa, petiscos e massas. Jogue fora todos os alimentos estragados ou vencidos.

- Agora, comece a arrumação por partes, prateleira por prateleira. Reserve as de baixo para itens volumosos e pesados. As garrafas ou caixas de bebida devem entrar nessa categoria. Devem estar mais embaixo também os itens aos quais você gostaria que as crianças tivessem acesso, como lanches e bolachas. Os que você mais usa devem estar ao alcance dos olhos. Para que eles estejam acessíveis e sejam facilmente visualizados, use recipientes de plástico para guardar macarrão, farinha, açúcar, cereais e outros. Quando fizer compras, é fundamental deixar os novos para trás e passar os mais antigos para frente, para que sejam utilizados primeiro.

Dicas especiais

- Poupe espaço: encaixe os pratos um dentro dos outros.

- Etiquete os recipientes que não são transparentes para que você saiba o que tem dentro sem precisar abri-los.

- Evite sobrecarregar as prateleiras ou embalagens com muitos utensílios ou muitos alimentos. Isto poderá fazer com que a prateleira ceda, quebrando os objetos de vidro.