Dicas para decoração em ambientes pequenos

O ponto primordial a ser levado em conta na hora de pensar na decoração de ambientes pequenos e o planejamento, o ideal é aproveitar o máximo possível do espaço e torna-lo funcional, ou seja, para que colocar uma mesa de jantar enorme de seis lugares se você não for usa-la com frequência?

O planejamento deve começar com uma planta baixa do ambiente para verificar as medidas das mobílias que serão adquiridas e deve se levar em conta espaços para facilitar a circulação, manuseio e limpeza do ambiente. Outro ponto importante a ser levado em consideração é a abertura de portas e gavetas.

Cuidado com as compras por impulso. Analise o seu dia a dia e veja se a peça que você está pensando em adquirir é realmente necessária. Em ambientes pequenos quanto menos objetos mais leve fica o ambiente.

Quanto às cores o ideal é usar os tons claros e neutros que dão uma sensação de amplitude. Os tons mais fortes e intensos podem ser usados em objetos de decoração como almofadas, por exemplo, moveis de apoio ou pequenos recortes nas paredes.

Manter o ambiente arrumado também ajuda na sensação de amplitude, uma boa dica é usar baús, prateleiras e gavetas nos armários. Nos quartos é possível também usar camas com gavetões.

Se o ambiente tiver uma boa luz natural, use cortinas com tecidos leves e tonas claros para não bloquear a luminosidade, mas se a luz natural for escassa, planeje a distribuição de pontos de luz estratégicos para que reflitam a luminosidade.

Gostou das dicas? Mas a melhor recomendação é procurar a ajuda de um profissional especializado na área. Na Art Work móveis planejados você encontrará profissionais preparados para executar o seu projeto com materiais de primeira qualidade. Consulte-nos!