Dicas úteis para organizar sua estante de livros

Você é um leitor apaixonado? Ou trabalha em profissões que exigem muita leitura? Quem possui uma boa e sólida relação com livros sempre sonha em possuir um cantinho especial para guarda-los com o carinho que eles merecem… e cá entre nós, uma estante de livros dá um charme especial em qualquer ambiente.

Podendo encantar uma sala, quarto, escritório e até mesmo um ambiente só para eles, a estante é um excelente móvel que além de prático é decorativo, mas como fazer com que ele fique simplesmente incrível? Confira abaixo nossas dicas.

Dicas para organizar sua estante de livros?

Monte-a condizente com o ambiente: É muito importante manter a harmonia entre os elementos de um determinado ambiente. Então a estante deve ser montada com a mesma atmosfera do local onde ela ficará. Se for um ambiente leve e descontraído, invista em uma estante despojada e divertida, se for em um escritório sério, invista em uma elegante.

Invista em outros elementos decorativos: Por mais que se trate de uma estante de livros, é sempre uma ótima pedida investir em elementos decorativos que complementem o visual da peça. Você pode optar por uma infinidade de tipos, dos mais discretos: porta-retratos, vasos de plantas, luminárias e até mesmo bonecos ou elementos ligados às histórias ou personagens de alguns livros.

Crie um padrão de organização: Neste item é muito importante levar em conta o seu gosto pessoal com um pouco mais de atenção, já que cada um possui uma preferência. Muitas pessoas preferem organizar seus livros pelo conteúdo. Os de ficção de um lado, os não ficção no outro, pelo gênero literário, por autor, por temática, ano de publicação…

Já outros escolhem organizar priorizando o visual, organizando por cores, deixando a estante de livros com uma atmosfera monocromática e visualmente muito interessante. Há quem também opte por posicionar os livros de acordo com seus tamanhos, deixando o conteúdo em segundo plano. Aqui a dica é escolher o modelo em que você se sente mais confortável e que melhora sua experiência de leitura.

Organize as peças pela frequência de uso: Sempre tem aquele livro que tiramos mais da estante, seja porque o lemos muito, ou para fazer determinadas consultas. O ideal é deixar esses elementos em locais estrategicamente posicionados à altura dos olhos, para que fique mais fácil de retirá-los quando necessário. Já aqueles que são menos usados ou lidos, o ideal é deixa-los nas partes mais extremas do móvel, como o topo e a parte debaixo.

Qual dessas dicas foi a sua favorita para organizar sua estante de livros? Seja como você escolher, lembre-se sempre de que ela pode ser feita em um projeto de móveis sob medida para que ela fique exatamente do jeito que você sempre sonhou! Conte com a Art Work para isso!