Ganhe espaço e beleza dentro de casa

As residências estão cada vez mais carentes de espaço. É até difícil conciliar espaço e beleza dentro de casa. Além do tamanho delas estar diminuindo com o passar dos anos, o número de objetos que levamos para dentro do lar tem aumentado. Por isso, móveis planejados garantem uma maior flexibilidade na hora de criar soluções que aproveitem bem cantos, nichos e espaços residuais de forma criativa para que o local seja otimizado.

Para equilibrar um espaço pequeno com um mobiliário legal, alguns truques arquitetônicos são interessantes para economizar espaço precioso em cada um dos cômodos.

No quarto, por exemplo, peças multifuncionais podem ser um ótimo recurso. Use a cômoda para guardar roupas e apoiar a televisão ao mesmo tempo. Se você precisa de mais espaço para as peças do vestuário, pode contar com um roupeiro planejado mais alto. Guardas-roupas com televisões de LCD embutidas auxiliam na sensação de amplitude. Na hora de projetar os armários, dê preferência às portas de correr, que ocupam menos espaço e permitem ganhar alguns centímetros de circulação entre os móveis.

Para o quarto das crianças, bicamas, beliches ou camas individuais altas com roupeiro embutidos e nichos são boas soluções.

Boa parte das casas de pequeno porte tem sala de estar, de jantar e cozinha integradas e requerem móveis planejados que levem em consideração também o posicionamento de todos os eletrodomésticos. Televisores podem contar com um painel, sem a necessidade de uma estante. Evite as volumosas mesas de centro e prefira as cantoneiras para suportar a decoração mais miúda.

Soluções simples para todos os cômodos que favorece a ampliação do espaço é a opção por espelhos e cor clara nos móveis e nas paredes. Para quebrar o marasmo, use tons mais vibrantes em alguns detalhes.