Montando um quarto de estudos

 

Com a permanência da pandemia da Covid-19, muitos estudantes tanto de escolas como de universidades estão tendo suas aulas ministradas pelo modelo de ensino remoto. Esse modelo tem trazido muitos desafios para os alunos como: as inúmeras distrações ou a falta de um ambiente adequado para a realização das tarefas. Isso está fazendo com que muitas famílias optem por montar um quarto de estudos, visando melhor aproveitamento dos conteúdos.

Mas como fazer isso? Como reservar um espaço da sua casa para a parte de estudos, como realizar isso com o melhor aproveitamento de espaço? A resposta para essas perguntas você encontra abaixo:

Como montar um quarto de estudos?

Escolha o local ideal: O primeiro passo para montar um quarto de estudos está na escolha do local. Nem sempre existe a necessidade de ser exatamente um quarto. Pode ser um cantinho em algum cômodo onde há menos circulação de pessoas. O ideal é escolher uma localidade onde há silêncio e tranquilidade para que o estudante possa sempre se concentrar e focar no que precisa, longe de distrações.

Escolha bem os móveis: Decidido o local que será o quarto de estudos, é preciso pensar em quais móveis serão usados. Pode não parecer, mas essa parte é muito importante e demanda atenção, pois a mobília precisa ser adequada para atender às demandas de estudo. É necessário uma escrivaninha (o tamanho deve estar de acordo com o espaço disponível) para acomodar todos os matérias, além de cadeiras confortáveis e apoios para braços para que se evite dores nas costas e má postura, já que por muitas vezes a vida acadêmica exige jornadas longas.

Capriche na iluminação: Para estudar é importante ter sempre acesso a um sistema de iluminação adequado para que a visão do estudante não seja prejudicada. Por isso, é importante apostar em um espaço onde há um bom acesso à iluminação natural para as seções de estudo durante o dia e boas lâmpadas para aquelas que ocorrem à noite.

Use prateleiras: É importante que o estudante tenha sempre acesso rápido aos livros e outros materiais que podem ser importantes na jornada estudantil. Para isso, é importante investir em nichos ou prateleiras para armazenar tudo que estiver relacionado à vida escolar sempre próximo, sem que o estudante precise cruzar a casa, interrompendo sua concentração ou perdendo minutos de aula.

Opte por locais bem ventilados: Uma rotina de estudos saudável demanda um ambiente que exale qualidade de vida e isso significa que é necessário um espaço com bastante ventilação. Caso não seja possível, invista em bons ventiladores e mantenha a porta aberta nos momentos de descanso.

Montar um quarto de estudos pode ser uma excelente pedida não só para esse momento de pandemia, mas também para quando voltarmos ao normal. Que tal para esse cantinho você contar com a ajuda da Art Work para criar um projeto de móveis sob-medida? Estamos sempre à disposição, entre em contato conosco!