Os segredos da iluminação de ambientes

A decoração de um espaço implica em muitos detalhes cuidadosamente pensados para que todos os elementos funcionem perfeitamente como um todo, não sendo diferente quando tratamos de iluminação de ambientes.

Uma iluminação bem planejada pode transformar seu cômodo em um local totalmente diferente, mais elegante e aconchegante. Saber como fazer isso é fundamental. Confira dicas para fazer uma iluminação de ambientes incrível.

Como criar uma boa iluminação de ambientes

Pense funcional: Existe um tipo de luz ideal para cada tipo de espaço e suas funções.  Por isso, é fundamental que a escolha da iluminação seja pertinente com o local.

Ambientes onde ocorre trabalho ou estudo pedem uma iluminação mais clara e potente, como a luz branca, que permite melhor visibilidade e concentração.

Já no caso de ambientes descontraídos e de relaxamento, como quartos e salas de estar, o ideal é investir em luzes com tons amarelados e quentes.

Combinando com o espaço: Iluminação de ambiente não implica apenas em escolher a luz certa para cada cômodo de sua casa, mas também é necessário fazer dela um elemento decorativo.

Inserir a luz como algo decorativo quer dizer escolher lustres e luminárias que possuam um estilo que combine com o escolhido para a decoração, ou que funcione como um complemento para os móveis.

Saiba aproveitar o espaço: Você já possui um estilo definido para o seu ambiente e as lâmpadas adequadas para a função deste, agora é preciso pensar de forma inteligente para que a iluminação funcione em termos de aproveitamento de espaço.

Isso quer dizer: saber escolher a quantidade adequada de lâmpadas e o tamanho de seus lustres ou luminárias, para que não sejam muito pequenas ou exageradamente grandes, para que a luz não esteja fraca demais ou saturada.

Invista em iluminação indireta: A Iluminação de ambientes não precisa se limitar a um único foco de luz, mas também pode contar com complementos que podem deixar o ambiente com atmosferas mais aconchegantes, sendo possível ajustar a quantidade de luz de acordo com cada ocasião.

É possível fazer esses ajustes a partir de pequenas luminárias, arandelas ou abajures espalhados pelo ambiente. Esses elementos podem ser chamados de iluminação indireta.

Investir em iluminação indireta é tornar o ambiente mais dinâmico, versátil e criativo, podendo ser o ponto principal ou até mesmo o complemento que dá um charme especial ao ambiente.

Gostou das nossas dicas sobre iluminação de ambientes?  Que tal combinar essa estratégia com um belíssimo projeto de móveis sob medida? Venha conhecer  Móveis Artwork!