Qual a altura ideal para fazer seus móveis?

Na hora de planejar o seu projeto de móveis sob medida é preciso levar em conta a importância de cada um dos mínimos detalhes para que o resultado seja sempre o mais satisfatório possível, garantindo um ambiente bonito, aconchegante, confortável e funcional. Um desses detalhes essenciais é sem dúvida, a altura em que os móveis estarão dispostos em cada cantinho de sua casa.

Afinal, existe uma altura ideal para fazer seus móveis?

Para a boa execução de um projeto, onde não hajam erros e acidentes, existe um padrão universal para ser aplicado na hora de posicionar os móveis em cada um dos seus cômodos, porém é muito importante levar em conta também a altura das pessoas que irão utilizar esses ambientes, seja para morar ou trabalhar, os móveis precisam estar ao alcance e em posição confortável para garantir uma boa experiência.

Suponhamos que uma pessoa está decorando seu apartamento onde morarão pessoas que medem abaixo de 1,70 e deseja instalar uma bancada em sua cozinha, a altura ideal dessa peça seria entre 80 a 90cm do chão. Já se os moradores forem mais altos do que 1,80, será necessário instalar o móvel a uma altura próxima de 105 cm.

Cada espaço tem sua própria altura e você pode conhecer cada uma delas abaixo:

Cozinhas: Na cozinha trabalhamos de pé em vários momentos, seja para cozinhar ou para lavar a louça, é importante que as bancadas estejam em uma altura onde possamos realizar tais tarefas com uma postura saudável e que evite dores nas costas. Para isso, a altura ideal é de 90 cm a partir do chão, se sua cozinha possui uma ilha esta deve seguir o padrão escolhido para o restante do cômodo.

Mesas: Nesse caso, a altura ideal varia de acordo com a função de cada uma das mesas. Para as mesas de jantar, as medidas ideais se dão por volta de 74 a 80cm a partir do chão, já as mesas de escritório exigem um tipo de postura diferente, para evitar dores nas costas, o ideal é manter entre 74 e 76cm.

Banheiros: Essa é a parte da casa em que as medidas dos moradores ou frequentadores deve ser mais levada em consideração. Porém estas estão sempre relacionadas ao padrão, que está entre 78 e 85cm.

Armários aéreos e prateleiras: Nesse caso, a base do armário deve estar a 140cm do chão, caso o armário estiver acima de uma bancada, é indicado que este se posicione a 150 cm do chão. Em áreas em que há grande circulação de pessoas e pouco uso dos armários, estes devem se posicionar a 200cm do chão.

Procurando uma maneira de fazer seu projeto de móveis sob medida? Conte com a Art Work Móveis!