Uma viagem no tempo pelas tendências de decoração em cozinhas

Cada época carrega com si um contexto histórico, social e cultural que reflete diretamente na forma com que as pessoas se expressam. Isso vale para inúmeros aspectos do nosso cotidiano, como: arte, moda, cinema, música e também na forma com que decoramos nossos ambientes. Pensando nisso, preparamos para você uma lista sobre as tendências de decoração em cozinhas através de uma viagem pelas últimas décadas.

A máquina no tempo da decoração em cozinhas:

Anos 50: O mundo vivia um período de grande transformação por conta do fim da segunda guerra mundial e o início da guerra fria. Nessa época houve uma grande tendência em cima do “American way of life” (ou modo de vida americano) que se espalhou em muitos cantos do mundo. Este modelo resgatava a figura da “dona de casa”, já que muitas mulheres voltaram ao ambiente doméstico, depois de trabalharem durante a guerra.

Mesmo assim, também se dava início às jornadas duplas, fazendo com que as atenções se virassem para dois fatores quando se falava em decoração em cozinhas: A praticidade de novas tecnologias e fazer com que o ambiente fosse o cartão de visitas da casa.

Anos 60: É nessa época que nasce um dos ícones mais queridos da história das cozinhas: A geladeira de bordas arredondadas que eram vendidas em tons pasteis. Esta peça mexe tanto com a memória afetiva de quem viveu os anos 60 e com o imaginário das gerações seguintes (para muitos, remete ao conforto da casa das avós) que até hoje este design é fabricado em modelos que contam com toda a tecnologia atual. Ideal para quem adora uma atmosfera retrô.

Foi também nos anos 60 que houve o surgimento dos armários feitos de metal, mas esta moda não durou muito. Com a umidade e outros fatores, estas peças enferrujavam com muita facilidade e logo foram substituídas por armários feitos de outros materiais.

Anos 70: Se fecharmos os olhos e tentarmos imaginar em um elemento da decoração em cozinhas nos anos 70, com certeza um item virá em mente mais rápido do que os outros. Os azulejos estampados. Embora tenham surgido na década de 60 e se estendido até a década de 80, esses simpáticos itens tiveram em 1970 o seu auge.

Com seus desenhos geométricos ou representação de flores e outras figuras, esses azulejos foram inspirados no movimento Pop Art (que também influenciou em muitos outros aspectos de decoração na época) e se tornaram um ícone dentro das cozinhas.

Anos 80: Dando continuidade a um fenômeno que deu início em sua década anterior, os anos 80 sofreram com grande crescimento populacional e também com o fato de o metro quadrado ter se tornado mais caro, fez com que os espaços se tornassem menores.

Foi nesse período que surgiu o conceito de “Cozinha americana”, uma estratégia interessante para se ter uma sensação mais ampla de um ambiente que foi reduzido.

Anos 90: Nessa década, surgem os armários de aço, que conquistaram o coração e o imaginário dos brasileiros, sendo uma tendência tanto na ficção, quanto na vida real. Ganham destaque os tons neutros como: bege, branco e Marrom, surge também o modelo de móveis planejados e de móveis sob medida.

Anos 2000 – atualmente: Com a virada do século, uma palavra ganhou o conceito de decoração em cozinhas: personalização. Vários estilos se popularizaram e as novas tecnologias tornam a experiência de cozinhar muito mais prática.

A cultura goumet ganha muita força também, as cozinhas se tornaram um espaço mais elegante de socialização.

E o que podemos esperar para as próximas décadas? Seja qual for a tendência, conte com a Ar Work para trazer o seu sonho à realidade.